segunda-feira, 21 de julho de 2008

Lilia S.

A Lilia é mais um caso de uma faca de dois gumes.
Ainda me recordo bem das primeiras vezes em que a vi.
Foi quando me inscrevi para uma entrevista e formação para o meu actual emprego.
Após aprovação na entrevista através de um teste deveras básico, ficámos ambos aprovados.
Foi tida uma formação inicial, com uma equipa de 18 elementos no qual ambos estávamos presentes.
A sua maneira de ser prendeu-me a atenção desde logo.Indicava uma certa fragilidade no seu interior, como se algo a devorasse...
Digamos que inteligência e perspicácia não são os seus pontos fortes.
Contudo, por algum motivo que me é alhieo, simpatizei com ela e optei por ajudá-la, dando-lhe umas aulas "extra-curriculares".
Explicava-lhe o conteúdo da formação e procedimentos e auxiliava-a a estudar, uma vez que era uma matéria na qual eu estava plenamente à-vontade.
Devo antes de mais acresentar, que isto foi feito com a mais inocente das intenções da minha parte.
Era mais que óbvio que sozinha ela não iria conseguir, uma vez que a formação envolvia conhecimentos bastante técnicos.
As suas notas melhoraram um pouco, contudo permaneciam muito no limiar do minimo pretendido.
Chegado o dia do exame final, eu por meios e acções não muito correctas, fiz grande parte do seu exame, dando-lhe as respostas.
Ela conseguiu assim obter uma boa nota e ficou aprovada para o serviço.
Fiquei deveras satisfeito com a minhas prestação e com o que havia feito. Ela havia conseguido...
Pensava que tinha assim arranjado mais uma boa amiga.
O tempo passando, a Lilia foi mudando... e assim foi mudando inclusive a sua atitude.
Em pouco tempo clamava que era a melhor no que fazia e que só havia conseguido única e exclusivamente graças ao seu esforço e empenho.
Posso não o ter feito para obter qualquer tipo de agradecimento, contudo a sua atitude para comigo deixou-me deveras revoltado e desiludido.
Desde tratar-me com desprezo e cinismo, até ao facto de se vangloriar a plenos pulmões que seria a melhor de toda a equipa (o que é completamente incorrecto...).
Sinceramente, sinto-me desiludido com tais actos e palavras...

Preza os teus conhecidos e acarinha os teus amigos...
... um dia irás precisar e eles não estarão lá para te apoiar e ajudar...
... até pode não estar lá ninguém sequer.

1 comentário:

Anónimo disse...

A ingratidão é uma coisa muito má... =(

Mas no fundo, acho que sabes e sentes que fizeste a coisa correcta (apesar da batota no exame LOL), e que ajudaste alguém na tua vida. Acho que isso te deixa, de algum modo, bem contigo mesmo, apesar do mau gesto da parte dela.

Daqui a algum tempo, tu terás sempre amigos, dispostos a ajudar, e ela acabará por não ter...