segunda-feira, 30 de junho de 2008

Elsa, Hélia & Teresa

Falando de professoras...
Creio que todos tiveram uma professora por quem tiveram uma paixão platónica, eu não fui excepção, a Elsa era uma recém formada professora de inglês, não sofria do afastamento crónico causado pela diferença de idades entre aluno e professor... ainda há pouco havia deixado de ser aluna, e isso notava-se no seu à vontade com que dava as aulas e comunicava com qualquer um dos alunos... a Elsa, recém licenciada, recém casada, seria sempre lembrada por um dia, um dia em que numa aula, para que pudesse ler as legendas de um filme que víamos, usou óculos... foi a machada final, e geral, que encantou toda a turma masculina!
A Hélia era exactamente o oposto, era uma professora em que a idade já lhe dava um estatuto, uma distância... o que tinha de especial? O facto de me ter considerado um "diamante em bruto", e de, por razões da sua outra profissão, era escritora com obra reconhecida no meio, ter achado que eu poderia ser melhor, e não desistiu enquanto não deixou marca. Mesmo se, ainda hoje, cometo erros ao escrever, a enormidade (e barbaridade) de erros que não cometo, é a ela que o devo!
Outras vezes há, em que o interesse da professora no aluno é, não como no caso da Hélia, mas o inverso da situação da Elsa... a Teresa, foi uma dessas professoras.
Por razões incompreensíveis para mim, como aluno e como homem, caí nas graças da professora Teresa enquanto colega de turma da filha mais velha... recordo-me de ter, numa aula de trabalho em grupo, pedido a presença da professora para tirar uma dúvida... com o cotovelo poisado na mesa, tinha a mão levantada, e ela, com toda a delicadeza, abraçou-me o braço direito junto ao peito... não sendo eu canhoto, e tendo ela debitado informação suficiente para encher diversas páginas de cadernos de apontamentos... ali fiquei eu... de braço perfeitamente imóvel aconchegado nos seios da professora. Este foi apenas o primeiro de muitos contactos auto-satisfatórios da professora Teresa!One professor to passion them all, one professor to teach them, one professor to tempt them all, and in memories bind them all.

3 comentários:

Anónimo disse...

Eheheheheh gostei muito de ler esta tua contribuição, os meus sinceros parabéns Elefante das Neves!

As professoras têm sempre algo para nos ensinar, muitas das vezes extra-curricular... :-P

Jardineiro disse...

sim, concordo... excelente contribuição...
deveras impressionante...

la me obrigam a por as minhas professoras ao barulho... lol

Elefante das Neves disse...

E houve tantas "professoras"...